Curso de Introdução à Filosofia


Vamos expor resumidamente, a nível introdutório e básico, a riqueza da Filosofia chamada clássica ou tradicional (que remonta aos primeiros filósofos, os gregos, sobretudo Aristóteles),  esclarecida e enriquecida na Escolástica (sobretudo por Santo Tomás de Aquino), porque é esta Filosofia que se demonstra verdadeira em meio a tantos sistemas (o aluno poderá chegar a esta conclusão sozinho, se progredir racionalmente até as últimas questões). Esta Filosofia é também chamada Perene, porque o que é verdadeiro não muda com o tempo.


A Filosofia está no auge do saber racional, porque ela procura as causas mais remotas para explicar a realidade. Seu instrumental é a razão, simplesmente, o que já é muita coisa. O objetivo de quem estuda Filosofia é saber, é tornar-se sábio. Na prática, exercita a mente, educa o raciocínio, ajuda a ter conceitos claros, previne cair ou seguir contradições, sofismas e tantos enganos modernos. Ajuda, assim, a conduzir melhor a vida.

Este curso pretende dar uma visão geral dos principais tratados da Filosofia, sem ser exaustivo, fornecendo ao aluno subsídios para posterior aprofundamento. Além da visão geral, serão apresentados os pontos fundamentais de cada tratado.

E ainda: se a filosofia de Aristóteles, retomada e aprofundada por Santo Tomás e sua escola, pode, com razão, ser chama a Filosofia cristã, propomo-la aqui não porque é cristã, mas porque é demonstrativamente verdadeira.

Conteúdos do curso:

  1. Introdução à Filosofia
  2. Introdução à Lógica
  3. Introdução à Cosmologia, Física ou Filosofia da Natureza
  4. Introdução à Psicologia Filosófica
  5. Introdução à Metafísica

Método e avaliação

O aluno fará um percurso gradativo e didático através do ambiente virtual (internet) em qualquer dia e horário, porém é desejável frequência de acesso e dedicação.
Os conteúdos do curso serão distribuídos em 5 tópicos, com prazo máximo de acesso de 6 meses (180 dias a partir da inscrição; este prazo poderá ser prorrogado mediante taxa), alguns mais densos que outros.
Os tópicos são liberados gradativa e automaticamente a medida em que o aluno conclui as atividades.

Tipos de material e atividades disponíveis:  

• Textos e links;
• Videoaulas (gravadas, podem ser assistidas em qualquer dia e horário);
• Ebook (pdf) e apostilas para download; 
• Fóruns (moderados e avaliados pelo tutor);
• Exercícios (avaliados pelo tutor ou automaticamente);
• Interação entre os participantes e o tutor.

Certificado:

O participante será avaliado nas suas atividades, desenvolvimento e participação. Ao final do curso o participante que obtiver o aproveitamento mínimo de 70% receberá seu certificado de participação e conclusão (via email).

Carga horária: equivalente a 120h/aula
Você terá 6 meses de acesso ao curso, a partir da sua inscrição. É o próprio aluno que determinará seu rendimento.

Inscrições ABERTAS:

Inscrição rápida 
Acesse o curso assim que o pagamento for aprovado

Clique aqui para se inscrever


Investimento: somente R$87,00 
(pagamento único; não há mensalidades ou gastos extras).


  • Para inscrição fora do Brasil
     utilize o Paypal =Pagar com cartão via PayPal
Verifique sua caixa de spam (lixo eletrônico, "em massa" ou quarentena.

COMPRE JUNTO:
APOSTILA IMPRESSA DO CURSO (encadernação espiral grampos com lombada!), A4, 102 páginas)
(frete incluso para todo o Brasil) 



R$112,00



Pagar com cartão via PayPal
Nesta oferta com apostila, após confirmarmos o pagamento, aguarde até 48h o email com as instruções de acesso ao curso online. (Verifique sua caixa de spam, lixo eletrônico, "em massa" ou quarentena).


Tutor: Márcio Carvalho, leigo, casado, pai, bacharel em Teologia pelo Instituto Teológico Arquidiocesano Santo Antônio de Juiz de Fora (CES-JF/PUC), especialista em Educação, Comunicação e Tecnologias em Interfaces Digitais.  Editor das publicações Martyria e diretor de Cursos Católicos.

13 comentários:

  1. Respostas
    1. Só temos desconto para grupos de alunos acima de 5. O valor do curso já é bem baixo, concorda?

      Excluir
  2. Mesmo se tratando de um curso introdutório, teremos contato com obras como "Suma Contra os Gentios" de Santo Tomás de Aquino?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tratamos de obras específicas, mas indicamos a leitura complementar e pode ser discutida nos fóruns do curso.

      Excluir
  3. Você aconselha fazer o curso de Filosofia antes de iniciar o Teologico pastoral completo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é necessário. Aconselho a iniciar pela área que tem mais afinidade.

      Excluir
  4. Vocês oferecem o curso aprofundado de filosofia?

    ResponderExcluir
  5. A minha turma é composta por oito pessoas, e estão interessados no curso. Mas querem saber sobre o certificado.

    ResponderExcluir
  6. EU JOSE FERNANDES AGUIAR, COMPARTIHLO MMINHA TAMANHA ALEGRIA COM OS AMIGOS DESTA ESCOLA DE ENCINO EM CURSOS CATOLICOS, PELA MINHA FORMACAO DO CURSO DE PASTORAL COMPLETO TEOLOGICO.MUITO DESEJAVA TER UM CERTIFICADO DESTE NIVEL, QUE PARA MIM E´ DE GRANDE IMPORTANCIA E DE GRANDE VALIA CAMINHA DE IGREJA,DE MINISTERIO.O QUE PARA OS MEU OHLOSE DE ALCANCE ESTAVA MUITO DISTANTE, HOJE COM A GRACA DE DEUS E A SANTA FAMILIA DE NAZARE, POCO DIZER COM MUITA ALEGRIA, QUE AGORA, TENHO A SASTIFACAO DE FELICIDADE,O SONHO QUE PARECIA IMPOCIVEL,HOJE,SE REALISOU EM MINHA VIDA.[O CERTIFICADO DO CURSO EM MINHAS MAOS, PARA A CAMINHADA COM MAIS SEGURANCA E MAIS CLARESA E FIRMESA EXPRECAO DE FE´, DE VIDA RELIGIOSA.

    ResponderExcluir

livro Reflexões para o Ano Litúrgico - Papa João Paulo II livros sobre Família e Matrimônio Curso de Iniciação Teológica via internet livro Doutrina Eucarística Curso de Mariologia via internet Martyria Cursos e Editora Curso de Latim via internet livro O Sacramento do Matrimônio - sinal da união entre Cristo e a Igreja Curso de História da Igreja via internet livreto do fiel - Missa romana na forma extraordinária - português/latim Curso via internet - Cultura Mariológica Curso online Catecismo da Igreja Católica em exame Curso de Iniciação Bíblica via internet livro A arte da pregação sagrada Curso via internet - Passos para uma reforma litúrgica local