Entrevista concedida à agência Zenit


Permalink: http://www.zenit.org/article-29843?l=portuguese

Curso de Teologia Virtual

O diretor do curso virtual, Márcio Carvalho, explica para o Zenit o projeto

BRASILIA, terça-feira, 06 de março de 2012 (ZENIT.org)- O que um leigo católico pode fazer pela sua fé? Para responder à essa pergunta Zenit entrevistou Márcio Carvalho que está colocando em prática a sua resposta.
Márcio é leigo, bacharel em Teologia pelo Instituto Teológico Arquidiocesano Santo Antônio de Juiz de Fora, especialista em Educação, Comunicação e Tecnologias em Interfaces Digitais,
O que é o Cursos Católicos?
Márcio Carvalho: Cursos Católicos é o site do projeto de Formação Católica Online. Pretendemos oferecer neste espaço virtual cursos de formação teológica e pastoral em consonância com o Magistério da Igreja.
Como surgiu a ideia e quem está por detrás dessa escola teológica virtual?
Márcio Carvalho: Percebemos a necessidade e a demanda por essa modalidade de aprendizado, principalmente entre os catequistas e agentes da pastoral na Igreja. Muitas pessoas que gostariam de se aprofundar no conhecimento da fé não podem frequentar grupos de estudo presenciais por falta de tempo ou opções próximas. Muitos já usam a internet como fonte de pesquisa e estudo, mas é preciso método e orientação, principalmente diante das amplas possibilidades da internet, nem todas seguras.
A Igreja sempre utilizou os meios de comunicação para evangelizar, inclusive a internet. Mas o ensino à distância via internet oferece possibilidades que ainda não foram totalmente exploradas pela Igreja e instituições católicas.
Diante desse quadro, planejei durante os anos de 2010 e 2011 um primeiro curso de formação teológica, e lançamos oficialmente o site www.cursoscatolicos.com.br no dia 28 de janeiro de 2012, memória de Santo Tomás de Aquino, padroeiro dos teólogos. Tive a ajuda informal de alguns amigos e atualmente a Congregação dos Filhos do Amor Misericordioso apoia o projeto. O objetivo é disponibilizar o espaço para novas parcerias com organismos e instituições da Igreja que queiram oferecer formação de conteúdo católico.
Como são ministrados os cursos?
Márcio Carvalho: Utilizamos um ambiente virtual de aprendizagem chamado Moodle, muito utilizado por escolas e universidades. Este sistema permite utilizar diversos recursos, tais como: textos, links, vídeos, discussões em fóruns, atividades avaliativas e várias formas de interação entre os alunos entre si. Um professor também acompanha e avalia os alunos.
O acesso ao curso pode ser feito de qualquer computador via internet, a qualquer dia e qualquer hora.
Que matérias vocês oferecem?
Márcio Carvalho: Atualmente, estamos com o curso de Iniciação Teológica em andamento. Nele os alunos terão contato com os principais tratados da Teologia, com subsídios para posterior aprofundamento. Com duração de 6 meses, vamos formar uma nova turma a cada três meses.
Também temos um curso sobre o Catecismo da Igreja Católica, que consta de material de resumo para estudo e consulta e testes de conhecimento. Este é para início imediato, sem formação de turma.
Como está a busca entre os católicos brasileiros da formação teológica via internet?
Márcio Carvalho: Em busca na web por cursos de teologia, de formação, curso bíblico ou similares na modalidade à distância, predomina os cursos de denominações evangélicas pentecostais. Adicionando o termo “católico” à busca, aparecem pouquíssimas opções e até algumas que usam inapropriadamente o adjetivo católico.
Com pouco tempo de lançamento, já tínhamos mais de 100 inscrições e mais de 5 mil acessos no site, o que demonstra o interesse dos internautas católicos.
Poderia deixar-nos os dados para contato?
O site é www.cursoscatolicos.com.br e o meu email é diretor@cursoscatolicos.com.br
Por Thácio Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário