Comissão do Vaticano pede "unidade" na Teologia católica

"Cidade do Vaticano (RV) - A Comissão Teológica Internacional (CTI), organismo consultivo do Vaticano, divulgou nesta quinta-feira um documento que pede aos teólogos católicos um discurso comum, alertando para os riscos da fragmentação dentro da Igreja.

O texto examina algumas questões atuais da teologia e propõe, à luz dos princípios constitutivos da teologia, os critérios metodológicos determinantes para a teologia católica.

“Se a Igreja quiser comunicar a mensagem única de Cristo ao mundo, precisa claramente de um discurso comum, e neste sentido, é legítimo falar da necessidade de uma unidade da Teologia” – frisa o documento, intitulado “Teologia hoje: Perspectivas, princípios e critérios”.

Cinquenta anos após o início do Concílio Vaticano II (1962-1965), o texto indica que este foi um período muito produtivo, em que surgiram novas vozes teológicas, em particular leigos e mulheres, teologias de “novos contextos culturais”.

Temas como a paz, a justiça, a libertação, a ecologia e a bioética ganharam um novo destaque, sublinha a CTI, definindo-os como “desenvolvimentos positivos”.

O documento ressalva, no entanto, que as últimas décadas deram origem a uma “certa fragmentação da Teologia”, levantando questões como “quais são as suas características e como se manter uma identidade verdadeira”.

O texto da CTI se divide em três capítulos, dedicados à “escuta da palavra de Deus”, à “comunhão com a Igreja” e à “verdade de Deus numa perspectiva de autêntica sabedoria”.

A CTI é um organismo que reúne 30 dos teólogos mais renomados de todo o mundo sob a presidência do Cardeal William Levada, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.
A missão da CTI é ajudar a Santa Sé e em particular a Congregação para a Doutrina da Fé a examinar as questões doutrinais de maior importância. O documento pode ser consultado no site www.vatican.va.
(CM)"



O texto está disponível em inglês aqui.

4 comentários:


  1. COMO EX PROTESTANTE, ESTUDEI, NO (I.T.Q.)MAS, PERCEBI QUE , FALTAVA ELEMENTOS (CONTEXTUAIS) - OS ARTIGOS SISTEMÁTICOS É, UM DELES. ERA PATRÍSTICA ,
    A IGREJA NO N T . A IGREJA NO A T. A ERA SOB APOSTÓLICA E PÓS APOSTÓLICA, OU SEJA O CONTEÚDO PARA UMA COMPREENSÃO DA VERDADEIRA HISTORIA DO CRISTIANISMO ,E A EXPANSÃO DA IGREJA UNIVERSAL,"UNA"POR ISTO ,É , QUE PRECISO DE MAIS CONTEÚDO.MAIS VERDADE HISTÓRICA DO CRISTIANISMO.

    ResponderExcluir
  2. Para um melhor entendimento teológico , não podemos negar,que Cristo Jesus deu a Pedro a missão de fundador da jovem igreja, o múnus apostólico foi entregue a pedro por Jesus. os primeiros seculos do cristianismo:I,II,III.FORAM DE IMPORTÂNCIA FUNDAMENTAL PARA O FORTALECIMENTO DOS CRISTÃOS.O SACRIFÍCIO DOS CRISTÃOS PELO IMPÉRIO .FOI , UM ALIMENTO PARA A VIDA DE DEDICAÇÃO A MEMORIA DOS "MORTOS" PELO AMOR DO EVANGELHO -O MÚNUS APOSTÓLICOS PERTENCEM AOS SUCESSORES DOS APÓSTOLOS -A IGREJA, É FUNDAMENTADA NOS FUNDAMENTOS DOS APÓSTOLOS E DOS PROFETAS ,DAI EM DIANTE RENOVA CONSTANTEMENTE,E CHEGA AOS NOSSOS DIAS COMO UMA IGREJA VISIVELMENTE "CATÓLICA" ,PORTANTO, A MESMA NÃO TEM QUE SE PREOCUPAR COM OS SEUS INIMIGOS -JESUS DISSE:ESTAREI CONVOSCO ATÉ O FIM DOS TEMPOS- VOU , E VOS ENVIAREI O CONSOLADOR, ENTÃO OS PROTESTANTES É QUE DEVEM SE PREOCUPAR. E NÃO OS CATÓLICOS.SE ELES SÃO PROTESTANTES DA IGREJA CATÓLICA ISTO SÓ CONFIRMA A IGREJA CATÓLICA COMO A VERDADEIRA,O QUE SE PERGUNTA ENTÃO É ,O QUE HA DE VERDADEIRAMENTE CRISTÃO, NAS DENOMINADAS IGREJAS EVANGÉLICAS .FOI O QUE EU PUDE OBSERVAR EM TRINTA ANOS QUE VIVI COMO EVANGÉLICO...TRANSFORMAR OS SACRAMENTOS EM SIMBOLISMO É ALGO QUE EU NUNCA CONCORDEI, PRINCIPALMENTE A TRANSUBSTANCIAÇÃO DA SANTA CEIA É REAL ,POIS, A PRESENÇA DIVINA DE JESUS É REAL. NÃO PODE SER COMO ,MAIS ISTO É VERDADEIRAMENTE O CORPO E SANGUE DE JESUS, VERDADEIRA COMIDA, VERDADEIRA BEBIDA. JESUS NÃO É MENTIROSO, NEM CHARLATÃO .NO LIVRO DE JOÃO NO CA 6,+ ELE FALA SOBRE A SUA DIVINDADE- NINGUÉM VEM AO PAI SE NÃO POR MIM, ELE ESTÁ FALANDO SOBRE A SANTA CEIA, POIS, QUEM NÃO COMER DA SUA CARNE E NÃO BEBER DO SEU SANGUE ,NÃO ENTRA NO SEU REINO-NO BATISMO NÓS NÃO NOS LAVAMOS PARA BATIZAR , MAS, NOS BATIZAMOS PARA LAVAR-NOS E SER UM CRISTÃO,A PARTIR DAI COMEÇA UMA NONA NATUREZA , UMA NATUREZA CRISTÃ.SÃO TANTOS OS ENGANOS NA TEOLOGIA PROTESTANTE QUE EU TIVE QUE REPENSAR ,E MUDAR ,OU VOLTAR AS ORIGENS. HOJE EU TENHO PLENA CONVICÇÃO DA MINHA"FÉ".E ALCANCEI A PAZ QUE NÃO TINHA QUANDO ERA PROTESTANTE(PASTOR).HOJE SOU CATÓLICO APOSTÓLICO ROMANO .E NÃO NEGO A MINHA FÉ.ESTE É O MOTIVO DE QUERER ESTUDAR A TEOLOGIA CATÓLICA.AMEM

    ResponderExcluir
  3. quero estudar teologia no vaticano como consigo isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que fazer o processo seletivo em uma das faculdades de lá!

      Excluir