Ano da Fé: centralidade do Catecismo da Igreja Católica

Sua Santidade, o Papa Bento XVI, decidiu proclamar um “Ano da Fé”. Começará no dia 11 de outubro de 2012, no cinquentenário da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II, e aniversário de vinte anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, e terminará na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, no dia 24 de novembro de 2013.

Mas qual é o sentido do Ano da Fé? A fé ainda tem espaço em nossa cultura secularizada? Em um mundo cheio de misérias, fome, guerras, onde Deus parece não ter lugar e nem vez, não seria uma alienação proclamar um Ano da Fé? Para que serve a fé? Esses e outros interrogantes são propostos aos cristãos.

No Ano da Fé é necessário dar razões São Pedro, em sua epístola, nos convida a dar razões de nossa esperança. “Estai sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança, mas fazei-o com suavidade e respeito.” (1Pe. 3,15) Não basta celebrar.

Possuímos um instrumento maravilhosamente privilegiado para esta finalidade: o Catecismo da Igreja Católica, que se apresenta também no formato de compêndio e no formato para jovens, o YouCat, lançado na Jornada Mundial da Juventude em Madri. Todos são fontes riquíssimas para alimentar nossa alma e nossa inteligência. Temos também o Compêndio da Doutrina Social da Igreja, os documentos do Concilio Vaticano II, as encíclicas papais e, acima de tudo, a Sagrada Escritura. Utilizemos as ferramentas que a sociedade moderna nos oferece para nos atualizarmos, conhecermo-nos e encontrarmo-nos. É louvável a iniciativa de diversos grupos de jovens que, na impossibilidade de encontrar-se fisicamente com frequência, utilizam os bate-papos, os grupos que as diversas mídias sociais oferecem.

A Congregação para a Doutrina da Fé publicou  uma "Nota com indicações pastorais para o Ano da Fé", em que se ressalta a centralidade do Catecismo da Igreja Católica e os documentos do Concílio Vaticano II.

Links:
Porta Fidei (Bento XVI) 
Indicações pastorais da Congregação para a Doutrina da Fé 
Catecismo e Vaticano II temas essenciais (ACI Digital)
Ano da Fé - Tempo propício (D. Orani Tempesta)


Por esse motivo, estamos preparando o curso online "Catecismo em exame" com textos-resumo e 60 slides-aula sobre o Catecismo da Igreja Católica. Serão mais de 140 questões comentadas sobre todo o Catecismo da Igreja Católica para resolver online.
Aguarde!

Um comentário: